sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Apresentação, resumo geral e metas

Olá Pessoal,

Depois de sem querer cair em uma blogsfera sobre finanças e investimentos e ficar maravilhado com o assunto, resolvi criar meu blog para compartilhar minhas metas com outras pessoas que possuem o mesmo interesse que eu, a tão sonhada independência financeira.



Minha vida se resume basicamente ao seguinte: sou um jovem morador de uma grande capital brasileira, na faixa dos 25 anos, que "começou" a ganhar um bom dinheiro a cerca de um ano atrás. Trabalho como consultor no ramo de T.I. Apesar de ser chegado a uma farra e curtição, sempre tive bastante responsabilidade quanto a poupar, portanto consegui levantar um patrimônio bom no ano de 2015, que foi cerca de R$ 60k (na realidade estimo que foi na faixa dos R$ 85k, porém não resisti a tentação de trocar de carro), e com a virada de ano e traçando novas metas para 2016, comecei a pesquisar sobre investimento, e aqui estou.

No momento meu patrimônio se encontra na poupança, e uma das minhas metas em 2016 é aprender como investir essa grana e multiplicar esse patrimônio. Após ler muito e perguntar muito, cheguei a conclusão que antes de tocar no dinheiro, irei ler os seguintes livros: Pai Rico, Pai Pobre, que te passa uma visão bem abstrata sobre como "pensar" financeiramente, e em seguida lerei Investimentos Inteligentes, do Gustavo Cerbasi, para entender como funcionam os investimentos de renda fixa. Meu plano a princípio é focar 100% em renda fixa e, assim que eu tiver uma boa compreensão no assunto, partir para estudar renda variável. Pelo o que ando pesquisando, dado a atual situação do país, parece que tesouro direto é uma boa opção, porém, só tomarei algum tipo de decisão depois de ler esses dois livros (pelo menos).

Nos últimos meses ando lendo e pesquisando bastante sobre crescimento e evolução pessoal (tema que abordarei em próximos posts) e venho tentando me determinar, me disciplinar e investir em meu crescimento para que possa alcançar uma satisfação pessoal e financeira.

Resumo Financeiro:

Patrimônio em 01/01/2016: R$ 63.777,78.
Poupança: R$ 62.277,78 (97,65%)
Empréstimo Pessoal: R$ 1.500,00 (2,35%)

Metas para 2016

Financeiro

  • Aportar R$ 70.000,00 no meu patrimônio.
Obs: Não estipularei metas referente a rendimento pois pretendo aprender ainda mais sobre o tema. Como não pretendo investir em nada referente a renda variável este ano, o que vier de renda fixa já é lucro.

Desenvolvimento Pessoal

  • Alcançar um nível básico de conversação em inglês;
  • Ler ao menos 70 livros no ano;
  • Alcançar uma noção básica, porém completa, sobre investimentos de renda fixa;
  • Manter ao menos 2 postagens/mês neste blog.

Saúde

  • Completar uma prova de corrida de 5KM em junho;
  • Completar uma prova de 10KM em dezembro.
Enfim, o intuito principal deste blog é compartilhar a minha evolução, expor meus pontos de vista pessoal e, se possível, incentivar alguém a poupar e ter uma vida financeira inteligente como eu fui incentivado por diversos blogs do assunto.

Abraços e Feliz 2016!

28 comentários:

  1. Bem vindo ao grupo PN, é sempre bom ter mais um conosco pra nos motivar no caminho pois sempre tem muita coisa nos atrapalhando nele.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. 70 livros, uau!
    Seja bem vindo! e tire esta grana da poupança, rs. se puder venda o carro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vender o carro é tarefa difícil! rs Me apeguei muito a ele, não consigo me livrar totalmente de alguns luxos. Acho que o equilíbrio é importante para a felicidade. Enfim.. rs

      Quanto aos 70 livros, foco bastante em audiobooks. Com eles, estou "lendo" sempre que estou em alguma atividade trivial, como dirigir, almoçar sozinho, realizar exercícios, etc

      Excluir
  3. Olá confrade.

    Quanto você ganha como consultor no ramo de T.I?
    Poderia detalhar mais sobre sua profissão?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ano passado tive um faturamento bruto de R$ 152.442,42. Tinha um cliente em potencial responsável por grande parte da renda que reincidiu comigo esse ano. Ano passado foi um ano atípico, porém creio que seja possível alcançar a casa dos R$ 100.000,00 esse ano.

      Sou um analista de sistemas. As empresas contratam meus serviços basicamente para desenvolver sistemas, desde a concepção até a entrega do sistema estável, bem como manutenção.

      Excluir
  4. Bem-vindo, já o adicionei! Sucesso!

    ResponderExcluir
  5. Seja bem vindo!
    Parabéns pela iniciativa!

    Abraço!
    RKinvestimentos

    ResponderExcluir
  6. Pobre nerd tbm criei um blog recentemente quanto as dois livros eu já os li o primeiro é um excelente livro já o do Gustavo cerbasi deixa a desejar em alguns aspectos recomento você ler os axiomas de Zurique é melhor que qualquer livro do Gustavo, se possível me adicionar no seu blogroll e dar uma passadinha no meu blog fico grato!

    http://andreysallesjr.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andrey! Já está adicionado, peço que me adicione também! Quanto ao Axiomas de Zurique, eu já li a uns anos atrás e, apesar de me lembrar bem pouco do livro (preciso lê-lo novamente), lembro-me que ele é bem genérico, no estilo Pai Rico Pai Pobre, estou certo? Procurei o Investimentos Inteligentes por ser, segundo indicações, algo mais específico. Enfim, Axiomas está na minha lista para esse ano também.

      Excluir
  7. Olá, Pobre Nerd. Também estou começando na blogosfera e é sempre bom compartilhar dos meus ideais e objetivos com quem está em busca da independência financeira e sucesso na vida. Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Bem vindo ao seleto time dos soldados da busca pela IF confrade.

    Que a força esteja com você!!!

    ResponderExcluir
  9. PN,

    Muito interessante sua introdução. Posso dizer que estamos mais ou menos na mesma, só que vc tem um pouco mais de patrimônio que eu, e eu já invisto em tudo o que é tipo de coisa.
    Gostei da sua decisão de ler Pai Rico Pai Pobre. Leia e depois conte aqui o que achou!
    Ficar só na Poupança com um patrimônio tão grande não faz muito sentido, pois há dezenas de investimentos com liquidez excelente que rendem o dobro da poupança sem riscos maiores. Enfim, estude, tenha seu próprio tempo.
    Acho que seria muito interessante que vc conhecesse o site do Bastter e assistisse alguns de seus vídeos, ele tem muito conteúdo interessante, principalmente pra quem tá começando, como vc.

    Abraço e bem-vindo! Tá adicionado aqui no blogroll, me identifiquei com sua história. Vamos que vamos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá PR!

      Terminei o PRPB hoje, em breve farei uma resenha a respeito.
      A questão de eu ter um patrimônio tão grande na poupança é por não conhecer nada sobre investimentos, e por ter acordado para investimento somente a cerca de 1 mês. Quero ter o básico de conhecimento para colocar meu dinheiro em algum lugar. Creio que a melhor opção é o Tesouro Direto hoje.

      Vou ler o site que me indicou, conhecimento nunca é demais. Obrigado pela indicação.

      Vamos seguindo junto nesta caminhada! Abraços e sucesso!

      Excluir
  10. Recomendo para aprendizagem sobre renda variável o site do Bastter.com . No youtube tem vários vídeos dele Também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sovina! Seguindo a indicação do PR e sua também, lerei a respeito dele. Obrigado!

      Excluir
  11. Bem-vindo! Já te adicionei. Li exatamente esses dois livros antes de investir, recomendo muito, principalmente o do Gustavo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal MIN, terminei o PRPB hoje pela manhã, e hoje mesmo a noite já inicio o do Cerbasi. Abraços e sucesso!

      Excluir
  12. Parabéns Pobre Nerd.
    Começamos o blog quase juntos, porém nossas situações são completamente diferentes. Você já é um investidor e eu sou um endividado.
    Mas vou chegar lá.

    Continue postando que eu estarei acompanhando de perto.


    investidorendividado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala IE! Em breve nossa situação estará equiparada! Já tenho você em meus feeds. Abraços!!

      Excluir