segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

O primeiro passo para entrar, de fato, no mundo dos investimentos

Fala Galera,

Beleza?

Hoje, de fato, iniciei o primeiro passo para entrar no mundo dos investimentos. Após ficar um tempo lendo e estudando sobre o assunto, decidi aportar em renda fixa, no Tesouro Direto. Estou apenas decidindo quais títulos comprar.

Atualmente meu patrimônio se encontra em torno de R$ 65.000,00 (preciso verificar o valor exato). Me programei para deixar um fluxo de caixa de aproximadamente 4 meses de salário, que será R$ 15.000,00, o resto vai para o tesouro. Resumindo, creio que, por esses dias, aportarei cerca de R$ 50.000,00 em renda fixa.

Pretendo começar a ler e estudar sobre FII, para poder considerar os meus próximos aportes nessa modalidade. Quero muito entrar em renda variável, porém ainda não tenho skill suficiente para ações. Pelo o que ando lendo, FII é o meio termo entre RF e RV, portanto, bora estudar!

Fechei meu curso de inglês de 18 meses, um investimento que estou muito feliz em fazer. Não me lembro se comentei aqui, porém meus planos para 2016 é conseguir iniciar prestação de serviços para o exterior, e para isso o inglês é fundamental. Para que ganhar em real, se posso ganhar em dolar, ou até mesmo euro?

Nas leituras, estou praticamente na metade do livro Investimentos Inteligentes, e creio que essa semana termino. Descobri um app que acelera o audiobook, consegui aumentar a reprodução em 20% sem perder qualidade de absorção de ideias. Agora terminarei os livros mais rápidos. Vou mais uma vez recomendar: você que tem preguiça de ler, ou que quer otimizar sua leitura, ouça audiobooks. Converter 2h de trânsito em 2h de "leitura" seria um ganho de produtividade absurdo né? Se alguém se interessar, comente aqui que dou dicas a respeito do assunto.

Creio que seja isso. Ainda essa semana volto para comentar sobre como foi minha primeira experiência com investimentos rs.

Abraços

PN

11 comentários:

  1. "Fechei meu curso de inglês de 18 meses, um investimento que estou muito feliz em fazer."

    Poderia falar onde fez o curso, Nerd? Tô querendo entrar em um bom lugar que realmente possa aprender, e começando do ZERO. Muitos lugares só se dá bem quem já tem um certo conhecimento da língua, e eu não sei nada.

    Daqui há um tempo quero separar uma grana do salário e começar a estudar formas de investir tbm. Boa sorte, abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, eu já tenho uma boa base em inglês. Leio bem, escrevo medianamente e, se caso for um listening compassado, eu consigo acompanhar. Meu grande problema é a conversação. Eu entrei em uma escola de idiomas para adultos, que não sei se seria o melhor caso para você, que não tem nada de conhecimento. Procure escolas mais tradicionais e se informe. Faça os modulos básicos dessas escolas e ai sim parta para o inglês em 18 meses.

      Abração

      Excluir
  2. Eai Nerd Pobre, faça uma postagem sobre o app! eu me interesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá DR! O app na verdade é o Mapple, para Android, e creio que tem pra iOS também. Ele é bem poderoso. Vou fazer uma postagem sobre audiobooks e falo sobre ele. Abs

      https://play.google.com/store/apps/details?id=com.sqr5.android.audioplayer&hl=pt_BR

      Excluir
  3. Pobre Nerd, blz? Li seus posts e acho que você está no caminho certo. Começou pela reserva de segurança, agora pretende focar em renda fixa diferenciada e depois vai para RV. Parabéns! Antes de ganhar é importante não perder.

    Eu coloquei um post no meu Blog comparando Compromissada DI, CDB, Tesouro Direto e Poupança. Dá uma olhada lá:
    http://investirparaviver.blogspot.com.br/2016/01/tesouro-selic-x-compromissada-x-cdb-x.html
    não tem muita teoria e sim dados de aplicações simultâneas que fiz nessas modalidades comparando o retorno de cada uma. Não temos motivo para manter grana em caderneta de poupança.

    Eu acompanho muito o Blog do Investidor de Risco:
    http://investidorderisco.blogspot.com.br/
    inclusive me cadastrei nos fóruns de Tesouro Direto, FIIs, etc. achei bem legal.

    Abraço! - http://investirparaviver.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala IV!

      Obrigado pelas dicas.
      Vou ver seu post e acompanhar os links que me enviou!

      Seu blog já está na minha lista!

      Abs

      Excluir
  4. Olá, Pobre Nerd. Ótima dica sobre o App. Farei uso!
    Sobre aplicações, a meu ver, dentro de um perfil de conservador a arrojado, o ideal é concentrar a maior parte do patrimônio na renda fixa, haja vista que as receitas, apesar de modestas, são relativamente constantes e, a longo prazo, irão conduzi-lo à independência financeira.
    Um adendo: "Maior parte" não deve ser entendido como total (ou quase) do patrimônio, mas sim, no mínimo, mais da metade que possui.
    Mês que vem começarei a investir pesado em renda variável, pois na fixa já tenho um valor considerável. FII's e fundos cambiais são boas opções, e este último em especial por conta da nossa realidade econômica frente ao cenário internacional.
    Ah, e obrigado por me incluir na sua blogosfera.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala PP!

      Minha meta é, quando tiver uma boa noção de FII e Ações, tentar equilibrar algo entre 80/20.

      Seguindo essa proporção, vamos analisar os desempenhos. Caso a RV performe bem, cogito aumentar essa renda.

      Abração!!!!

      Excluir
  5. Bom dia meu caro. Descobri seu Blog ontem, continue com esse objetivo e com foco chegará lá. Abraços!

    ResponderExcluir
  6. E aí PN, parabéns pela iniciativa, que você seja feliz na sua jornada rumo à I.F.
    Aparece lá no no meu boteco. Já te favoritei!

    http://investirparaviver.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir